sábado, 6 de setembro de 2008

UM MUNDO NOVO



Quando você ajuda sua mãe a fazer um bolo, você verifica para ter certeza de que tem todos os ingredientes. Deus decidiu que queria criar um mundo novo – o nosso mundo. Antes que começasse, Ele fez planos para cada pássaro, planta e flor. Vamos descobrir mais.

Gênesis 1 e 2.
Deus tinha um plano para criar um mundo. Ele quis que esse mundo fosse lindo e cheio de criaturas que pudessem andar, voar, engatinhar, nadar e falar.

Deus encontrou um local escuro, vazio e com água no universo. Ele disse, “Haja luz”. E a luz apareceu. Deus chamou a luz de “dia” e a escuridão de “noite”. A luz era manhã. O escuro era noite. Juntos esses eram o primeiro dia.

Mas tudo ainda estava inundado – não era bom para caminhar, voar ou engatinhar. Assim Deus falou de novo, “Água, separe-se”. A água se dividiu em duas partes. Mas apenas a parte de baixo estava molhada. A parte de cima estava seca, clara e azul. Deus chamou a parte de cima de “céu”. Era o segundo dia.

A próxima coisa que Deus decidiu foi fazer um lugar onde as criaturas pudessem andar e engatinhar. Ele disse, “Água, junte-se. Dê espaço para o chão seco”. Deus chamou o chão de “terra”. Ele chamou a água que sobrou de “mares”. Olhou para a terra e disse, “Produza plantas e arvores para comida e abrigo”. Isso aconteceu no terceiro dia.
Então Deus estava pronto para fazer as luzes. Ele disse, “Luzes, pendurem-se no céu”. E as luzes apareceram uma luz grande, o sol, marcava o dia. Uma luz menor, a lua, marcava a noite. Junto com as pequenas luzes, as estrelas, eles marcavam estações e anos. Com esses sinais de dias no lugar, Deus terminou o quarto dia.

Agora a Terra estava pronta para algumas das criaturas que Deus tinha planejado. “Criaturas do mar, a água está prontas para vocês. Pássaros, o ar está pronto para vocês”, disse Deus. E peixes e pássaros apareceram. Deus os abençoou dizendo, “Encham os mares. Encham o ar.” E Ele fez isso no quinto dia.

No dia seguinte, Deus disse, “Estou pronto para fazer os animais”. E Ele fez. Mas Ele não tinha terminado ainda. “Vamos fazer o homem à nossa imagem”, Ele disse.

Então Deus fez algo diferente. Ele se ajoelhou no chão. Juntou um pouco de barro, e começou a modelar. Formou em uma criatura com duas pernas, dois braços, um corpo e uma cabeça. Então Ele se inclinou e soprou no rosto da criatura. E a criatura abriu os olhos e se sentou. Era um homem!

Deus chamou o homem de Adão. Ele mostrou a Adão tudo que tinha acabado de fazer. “Isso é para você, Adão. Tome conta disso”.

Adão logo notou que as criaturas vinham em pares; cada um tinha uma companheira – exceto ele. Agora Deus estava pronto para terminar a última parte de Seu plano. Ele pôs Adão para dormir. Enquanto Adão dormia, Deus removeu uma das costelas de Adão Então Deus se ajoelhou de novo no chão. Ele pegou a costela de Adão e fez uma companheira para ele. Quando Adão acordou da cirurgia e viu sua companheira, exclamou “Minha mulher!”. Ele a chamou de Eva. E isso foi no sexto dia.

No dia seguinte Deus olhou para todas as coisas boas que tinha feito. Ele, Adão e Eva e todas as outras criaturas descansaram e desfrutaram de seu novo lar. Era o sétimo dia, o maravilhoso dia dia que chamamos de Sábado. O mundo novo de Deus estava completo.




Verso Bíblico


“No princípio Deus criou os céus e a terra”. Gênesis 1:1.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Atividades

  1. Agradeça a Deus pelo dom de ouvir.
  2. Peça a Deus para ajudá-lo a escutar quando Ele falar com você.
  3. Com sua família ou amigos, façam a brincadeira do "Escuta o Som". Pense em 3 sons diferentes (um passarinho cantando, um instrumento musical) e faça para eles, que estarão de olhos fechados. Cada um terá sua vez. Anote em um papel os nomes das pessoas e quantas vezes acertou. Veja quem conseguiu reconhecer mais sons!
  4. Falem juntos o Verso Bíblico.
  5. Dramatizem a história de Samuel. Imaginem como era estar no Tabernáculo.


Veja a última parte da história de Samuel:




quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Curiosidades

  • Ana, a mãe de Samuel, não podia ter filhos. Depois que orou fervorosamente no Templo, Deus concedeu-lhe o bebê Samuel, que foi viver no Templo como dedicação ao Senhor. Como ela ficou sem filhos, Deus foi “bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz 3 filhos e 2 filhas” (1 Samuel 2:21)! Nós nunca nos arrependemos quando no entregamos ao Senhor!
  • Você sabia que há 2 livros de Samuel? Primeiro e Segundo Samuel. São os livros oitavo e nono do Antigo Testamento.
  • Os sacerdotes, que eram da tribo dos levitas, não podiam servir no Santuário até a idade de 25 anos; o menino Samuel foi uma exceção. A cada ano que crescia, mais e mais tarefas importantes eram dadas a ele, que fazia de acordo com sua capacidade.

Veja a parte 2 do desenho de Samuel:



terça-feira, 2 de setembro de 2008

Desenho de Samuel - Parte 1

Oi, gente!  Fiquei uns diazinhos sem postar, porque tivemos aqui em Trinidad um feriadão, com 3 dias de folga, devido ao feriado do Dia da Independência, que é 1 semana antes da Independência do Brasil. Mas já estou de volta, e hoje tem o desenho de Samuel. Depois de vocês terem lido a história (esse mês estamos falando sobre Comunidade), vocês podem assistir na mini-tv abaixo.

Essa semana vou lançar um desafio pra vocês, fiquem de olho! Só dou uma dica: Tem a ver com os Versos Bíblicos da histórias! Estão memorizando?E vocês, como passaram o fim de semana? Podem escrever nos recados ou na caixa azul ao lado. Beijos da Van!