sábado, 16 de agosto de 2008

O Valente Gideão - parte 2

...continuando...


Gideão chamou um exército para lutar contra Midiã. E 32 mil homens se juntaram à ele. Agora Deus iria testar Gideão.

“Tem homens demais”, Deus disse. “Mande alguns pra casa”.

Gideão sabia que os Midianitas e os Amalequitas tinham um exército enorme. Mas ele obedeceu a Deus e mandou 22 mil homens pra casa (Juízes 7:3).

Deus testou Gideão de novo: “Leve seus homens ao rio para beber. Procure os que beberem de pé. Mande todo o resto para casa”.

Apenas 300 homens passaram no segundo teste. Deus finalmente tinha um exército pequeno o bastante.

Aquela noite, Gideão dividiu seu exército em 3 grupos. Armados apenas com jarros de barro, trombetas e tochas, se esconderam em 3 lados ao redor do acampamento Midianita. Todos de uma vez tocaram as trombetas, quebraram os jarros e gritaram: “Pelo Senhor e por Gideão!”


Deus fez o resto. Acordados pelos gritos, os Midianitas e Amalequitas correram para suas barracas. E começaram a lutar uns contra os outros! Eles estavam confusos. Muitos fugiram. E ao fugirem, os soldados de Gideão os perseguiram.

Deus quer nos ajudar com os nossos problemas mais difíceis. É fácil para Ele destruir nossos inimigos. É fácil para nós obedecê-lO – fácil enquanto continuarmos fiéis e nos lembrarmos dEle antes de tudo que fizermos.

Deus conseguiu a vitória para os Israelitas. E pode conseguir a vitória para você também!




Verso Bíblico

Nosso Verso Bíblico nos diz o que acontece quando estamos dispostos a deixar Deus tomar o controle:


"Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13.


Deus faz todas as coisas possíveis quando confiamos nEle. DEUS PODE ME USAR QUANDO CONFIO NELE!







sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Valente Gideão

Você já sentiu medo e sem muita certeza do que fazer? Ou acordou de repente e ouviu barulhos estranhos? Quando Gideão aprendeu a confiar em Deus em vez de ter medo, coisas emocionantes começaram a acontecer.

Quarenta anos depois que Débora e Baraque derrotaram Sísera, Israel se esqueceu de Deus e começou a adorar ídolos novamente. Isso fez Deus ficar muito triste. Por sete anos os Midianitas e Amalequitas causaram problemas para os Israelitas. Eles roubavam seus alimentos e destruíam suas casas. Muitos dos Israelitas viviam em cavernas só para sobreviver.

Deus procurou por um líder – alguém que confiasse nEle. E encontrou Gideão.

Gideão estava se escondendo dos Midianitas enquanto malhava trigo em um tanque de pisar uvas. De repente o Anjo do Senhor apareceu e disse: “O Senhor está com você, guerreiro corajoso!”

Gideão ficou surpreso. Ele não era nenhum guerreiro corajoso. Sua família era a menor da tribo de Manassés. Ele certamente não se sentia muito valente.

“Eu estarei com você”, Deus disse a Gideão “Nós destruiremos o inimigo juntos”.

Gideão não tinha certeza disso. Ele pediu ao Anjo para esperar enquanto ele preparava uma refeição. Ele colocou a refeição em uma pedra, e foi queimada por fogo.
Gideão pediu a Deus mais 2 sinais. Ele queria ter certeza de que Deus estava com ele. Ele segurou a lã em suas mãos e falou em voz baixa: “Se você for ajudar Israel a derrotar Midiã, por favor, faça essa lã estar molhada amanhã de manhã e o chão em volta dela seco”.







Na manhã seguinte foi como Gideão havia pedido. Nenhum orvalho tinha tocado o chão, mas a lã estava encharcada.

Gideão testou Deus de novo: “Dessa vez que a lã fique seca e o chão molhado”, ele pediu. Na manhã seguinte o pedido tinha sido atendido.

Amanhã continuamos com o final da história... Muito boa!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Atividades


  • Revise seu Verso Bíblico. Já consegue dizê-lo sem olhar para o texto?

  • Faça uma lista de 4 maneiras de mostrar respeito à sua família.

  • Ore pelos juízes de sua comunidade.

***********

A história dessa semana foi sobre COMUNIDADE. Os israelitas aceitaram a liderança de Débora e seguiram sua orientação. O resultado foi harmonia e liberdade para o povo de Deus. Eles tiveram paz na terra por 40 anos. Quando apoiamos, cooperamos e ajudamos os líderes de nossa comunidade, todos se beneficiam.



Espero que tenha gostado dessa história do livro de juízes! Durante esse mês veremos alguns dos juízes dos tempos bíblicos. Amanhã teremos história nova! Um abraço e até lá!



quarta-feira, 13 de agosto de 2008

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Compartilhando

Deus dá autoridade às pessoas para ajudar os outros.

Nem sempre é fácil ser líder. Uma maneira de apoiá-los é ORAR por eles.

Vamos fazer um cartão para dar a algum líder e escrever que estamos orando por ele/ela e dizer obrigado por sua liderança.

Pense em alguém para dar esse cartão: Uma professora, a monitora, um segurança ou até mesmo alguém de sua família.

Faça o cartão com metade de um papel ofício. Decore do jeito que sua criatividade quiser: Com desenhos, adesivos, etc.

Ao terminar de fazer o cartão, peça a Deus para abençoar esse líder assim como Ele abençoou Débora no passado, e que ajude as crianças a respeitarem as autoridades.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Estudo da Bíblia

Cada texto diz algo sobre Débora. Clique no verso bíblico para ver a resposta.




  1. Quem foi Débora e o que ela fazia? Juízes 4:4

  2. A quem ela mandou uma mensagem de Deus? Juízes 4:6

  3. Quem teria a honra de vencer a batalha? Juízes 4:9

  4. Quem cantou um cântico de vitória? Juízes 5:1


domingo, 10 de agosto de 2008

Feliz Dia dos Pais!

Como hoje é o Dia dos Pais, temos um vídeo com uma música que fala sobre os pais. Você pode mostrar pro seu pai a música, ele vai ficar feliz com a homenagem! Ah, e não se esqueça de dar um abraço bem apertado nele e desejar um FELIZ DIA DOS PAIS!