sábado, 9 de agosto de 2008

Curiosidades

  • Débora foi a 5ª juíza de Israel, a única mulher e a única juíza mencionada tendo o dom de profecia (profetisa).

  • O Monte Tabor é um monte (588 metros) a cerca de 8.8 quilômetros a leste de Nazaré (onde Jesus iria morar). Sua locação central fazia um local de ajuntamento natural para as tribos do norte, e sua altura fazia dele um lugar fácil para se defender.
Veja a foto do Monte Tabor agora:


  • Uma prática comum oriental entre os beduínos era que quem tivesse comido ou bebido em uma casa recebia o direito de ser protegido, mesmo se fosse a casa de um inimigo. Ao alimentar Sísera, Jael o acalmou com um falso sentimento de segurança.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Hora da História: As Mulheres Tomam a Frente

Você tem alguma tarefa especial em casa? Sua mãe ou pai pede a você para fazer coisas? Deus tem um trabalho especial para cada um de nós. Ele nunca nos pede para fazer algo que seja difícil demais. Vamos descobrir mais sobre uma pessoa a quem Deus deu um trabalho especial.


Deus deu a Débora uma responsabilidade especial – liderar Israel. Era um trabalho duro! O povo não obedecia a Deus. Em vez disso adoravam ídolos.


20 anos antes o Rei Jabim tinha atacado Israel. Ele venceu a batalha e fez dos israelitas seus escravos. Agora todos viviam com medo do rei e seu general, Sísera, que tinha 900 carruagens de ferro.


Débora era chamada de juíza. Ela não tinha um escritório em um Tribunal de Justiça como os juízes hoje. Ela se sentava embaixo de uma palmeira. Quando o povo tinha um problema, eles iam a ela para ajudá-los a encontrar uma solução. Eles pediam-lhe conselho. E ela sempre escutava como o povo se sentia triste por se afastar de Deus e adorar ídolos. Eles pediam-lhe para ensiná-los a adorar o verdadeiro Deus.






Um dia Deus falou com Débora: “Eu ouvi as orações de Meu povo. Eu os livrarei da escravidão”.
Débora ouviu as instruções de Deus. Ela passou as instruções a Baraque: “Deus ordena que você leve dez mil homens ao Monte Tabor. Ele entregará Sísera em suas mãos”.


Baraque estava com medo. Ele sabia o quanto o exército de Sísera era cruel. Eles tinham atacado sua cidade. Mas Baraque respeitou Débora. Ele sabia que Deus falava através dela.


“Se você for comigo e meu exército, irei”- Baraque respondeu.
Quando Débora concordou em ir com ele, Deus deu a ela uma segunda mensagem para Baraque: “porque você quer que eu vá com você, você não terá a honra de ganhar a batalha. Essa honra será para um mulher”.


Débora, Baraque e os dez mil soldados lutaram bem pouco. Quando Baraque e seus homens foram se encontrar com Sísera, Deus interveio. Sísera e seu exército largaram as carruagens e fugiram.


Baraque e seus homens pegaram e destruíram o exército. Mas na confusão, Sísera escapou.
Sísera viajou ate chegar à tenda de Jael. O esposo de Jael era um de seus amigos. Então Sísera pensou que estaria seguro por um tempo. Sísera pediu a Jael algo para comer e um lugar para se esconder enquanto descansava.



Jael sabia que Sísera era um homem mal. Enquanto ele dormia ela o matou. E foi assim que a profecia de Débora se realizou. Uma mulher, Jael, matou Sísera, não Baraque.


Crianças podem ser líderes de Deus, também. A Bíblia diz que no céu “o lobo viverá com o cordeiro... e uma criança os guiará” (Isaías 11:6 NVI).


Precisamos ouvir os líderes que Deus escolheu para que possamos ganhar todas as bençãos que Ele tem guardadas para nós. Quando Deus nos pedir para fazer alguma coisa, nós queremos estar prontos para obedecê-lo.


Verso Bíblico

A cada semana teremos uma história da Bíblia e um verso bíblico. Se memorizarmos apenas 1 verso por semana, em 1 ano saberemos 52 versos! E é muito importante termos a Palavra de Deus em nossos corações, pois a qualquer momento que precisarmos de uma palavra de conforto, ou quando estivermos com medo ou ansiosos, poderemos recitar o verso. O Rei Davi já dizia: “Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti”. Sim, nos ajuda também a não pecar! Então vamos começar com o primeiro?


“Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”. 1 Pedro 2:17.



P.S: Amanhã teremos Curiosidades sobre essa história!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Um blog só para meninas!

Vamos dar continuidade aqui às nossas histórias bíblicas, a nossa "aulinha", como dizia o nosso grupinho lá no Bessa. Como não podemos nos encontrar mais "ao vivo", porque agora moro no Caribe, a gente sempre encontra um jeito, né? E, graças à internet, ficou mais fácil.

Tive a idéia de postar as histórias em um blog, assim vai ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e à qualquer hora você pode dar uma passadinha aqui! Quase todos os dias vamos ter novidades, então não deixe de olhar!

Esse blog fiz de um jeito especial do jeito que as garotas gostam! Mas se tiver algum menino por aí que queira dar uma surfada por aqui, também são bem-vindos! Pois as histórias são para todos, é só o modelo de blog!

Então aqui você vai poder ler as lindas histórias da Bíblia, com seus personagens, heróis, reis e rainhas, pessoas comuns como pescadores e, claro, nosso amigo Jesus!

Também vamos postar mais coisas: músicas, videos, fotos, trabalhos manuais, e mais outras novidades que não vou falar agora, é segredo! Mas venha sempre aqui pra você aprender mais! NOSSA HISTÓRIA BÍBLICA SERÁ AMANHÃ! Mas você já pode mandar uma mensagem na caixinha azul do bate-papo, ou aqui no post de hoje! Beijosss!