quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nasceu Jesus - Iveline para Crianças

Uma linda música sobre o nascimento de Jesus, e resume as 4 últimas histórias:

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Viagens Longas

Mateus 2:13-23

Você já fez uma viagem longa? Levou muito tempo pra arrumar as malas e se preparar? Maria e José fizeram uma longa viagem. E tiveram que partir depressa.

Por algum tempo depois que Jesus nasceu, Maria e José viveram em Belém. Eles se mudaram do estábulo para um lugar melhor. E maria sempre pensava sobre a noite em que os pastores fizeram uma visita. Semanas mais tarde outro grupo de visitantes veio ver Jesus. E aconteceu assim...

Na noite que Jesus nasceu, alguns homens sábios em um país ao leste da Judéia estavam estudando o céu. Eles viram um luz estranha que desaparecia. Ao desaparecer, uma nova estrela aparecia. Esses homens sábios, chamados magos, estudavam as estrelas por bastante tempo. Mas essa estrela eles nunca tinham visto.

A visão daquela estrela e uma nova estrela brilhante fez esses homens curiosos.

 Imediatamente começaram a estudar antigos escritos. Logo descobriram um antiga profecia sobre uma “Estrela que viria de Jacó”e um “cetro” que “se levantaria de Israel” (Números 24:17). eles se perguntavam se essa nova estrela

 seria o cumprimento daquela profecia. Seria um sinal do Messias prometido que os judeus falavam há anos? Eles decidiram que era. 

Através de sonhos, Deus disse aos sábios

 para irem e procurarem pela criança recém-nascida, o Messias. No país deles era costume dar presentes para príncipes, reis e outras pessoas importantes. Assim os sábios carregaram ouro, mirra e incenso com eles. Eles dariam esses presentes caros ao prometido Salvador.

Eles viajavam à noite para que pudessem ver a estrela. Quando paravam durante o dia, continuavam a estudar as profecias. E ficavam mais e mais convencidos que essa criança era o Prometido.

Depois de vários dias, os sábios chegaram a Jerusalém. Lá a estrela parecia descansar sobre o

 templo. Eles foram aos sacerdotes e governantes: “Onde está o rei dos judeus?”, eles perguntaram. Mas ninguém parecia saber.

O Rei Herodes ouviu sobre esses homens do oriente. Então ele perguntou aos sacerdotes judeus e governantes. Deles ele aprendeu que o profeta Miquéias disse que a criança nasceria em Belém.

Herodes falou com os sábios e os mandou para Belém. “Quando vocês encontrarem a criança”, ele disse, “voltem e me contem onde Ele está. Eu quero louvá-lO também”. Mas Herodes estava mentindo. Ele planejava matar Jesus!

Então os sábios viajaram para Belém. Lá encontraram Maria, José e o Bebê Jesus. Esses homens sábios não eram judeus. Mas reconheceram que Jesus era Aquele que Deus tinha prometido. Então se ajoelharam e O adoraram, e deram seus presentes.

Antes que deixassem Belém, Deus mandou outro sonho aos sábios. “Não voltem para Herodes. Vá para casa por um caminho diferente”, eles foram avisados.

Dias depois, Herodes finalmente percebeu que os sábios não voltariam para Jerusalém. Isso o deixou muito furioso! Ele tinha que encontrar

 aquele bebê! Então ordenou a morte de todos os bebês em Belém de 2 anos pra baixo.

Mas Deus ainda era o responsável! Ele avisou José em um sonho: “Levante-se! Pegue a criança e sua mãe e fujam para o Egito. Herodes começará a procurar pela criança para matá-lo. Fique no Egito até Eu dizer para voltar” (Mateus 2:13). A pequena família partiu logo, na escuridão da noite. Eles usaram os presentes dos sábios para abastecer suas necessidades. O Egito tornou-se o lar deles até Herodes morrer. Então Deus mandou um anjo para dizer a José que era seguro retornar para sua terra natal.

No início José pensou sobre voltar para Belém. Mas de novo Deus o mandou para outro lugar.

 Eles se estabeleceram na cidadezinha de Nazaré, o lar anterior de José. Lá Jesus cresceu.

Deus ama você e sua família também. Ele guiará e tomará conta de vocês assim como Ele guiou os pais de Jesus.

Verso Bíblico

"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, suprirá, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades"

Filipenses 4:19