sexta-feira, 22 de agosto de 2008

FORTE POR FORA, FRACO POR DENTRO



Esta história está na Bíblia em Juízes 16


Você já fez algo que sabia que era errado? Como se sentiu? Provavelmente foi assim que Sansão se sentiu. Repetidamente ele ignorava o plano de Deus. Mas Deus não desistiu de Sansão.

Algumas das recordações mais antigas de Sansão eram de sua mãe dizendo-lhe sobre o plano especial de Deus para sua vida. Ela sempre falava do anjo que conversou com seus pais antes de ele nascer. O anjo disse a eles que o cabelo de Sansão não deveria ser cortado. Ele deveria ser um Nazireu – separado para servir a Deus. Deus prometeu: “Enquanto você não cortar o cabelo de Sansão, eu o darei força”. Deus queria que Sansão usasse sua força para liderar Israel contra os Filisteus. Mas Sansão não seguiu todas as instruções de Deus.


Sansão quis fazer as coisas do jeito dele. Deus o pediu para se casar com uma mulher israelita, mas ele desobedeceu. Ao invés disso, ele foi para a cidade de Gaza dos Filisteus para ver uma mulher lá. Agora ele estava preso em sua casa.

Era meia-noite. Alguns homens sussurravam fora da casa. “A casa está cercada”, eles disseram. “Nós o mataremos ao amanhecer”.

Embora Sansão tivesse abandonado a Deus, Deus ainda estava com ele. Sansão correu para os portões da cidade, mas estavam trancados. Então Sansão agarrou as enormes portas de madeira, as levantou do chão e foi andando. Os Filisteus ficaram assombrados.

Não muito depois de sua fuga de Gaza, Sansão foi ver uma mulher Filistéia chamada Dalila. Quando os líderes dos Filisteus viram isso, eles foram ver Dalila. “Nós lhe daremos muito dinheiro, se você descobrir o segredo da força de Sansão”, eles prometeram.

Três vezes Dalila implorou a Sansão que lhe contasse seu segredo. Três vezes ele lhe contou uma mentira. Três vezes os Filisteus tentaram amarrá-lo. Três vezes Sansão escapou facilmente.

“Você não me ama”, Dalila finalmente disse a Sansão “Se você realmente me amasse, você me diria o segredo de sua força. Você me contaria tudo”.

Sansão finalmente lhe contou o segredo de sua força. “Se minha cabeça fosse raspada, eu ficaria fraco”, ele disse.

Aquela noite Dalila cortou o cabelo de Sansão. Então ela o amarrou com cordas. “Acorde!”, Dalila gritou. “Os Filisteus o estão atacando!” Dessa vez Sansão não pôde arrebentar as cordas. Sua força o tinha deixado. O mais importante, Deus o tinha deixado também.


Os Filisteus capturaram Sansão aquela noite e arrancaram seus olhos. Eles o levaram de volta para Gaza, pelos portões que ele uma vez tinha carregado. Milhares de pessoas vieram ver Sansão, que agora estava fraco e indefeso.

Os Filisteus colocaram Sansão para trabalhar na prisão. Aos poucos, seu cabelo começou a crescer. Sansão sabia que tinha errado. Ele disse a Deus que estava arrependido e pediu a Deus para o perdoá-lo.

Depois de um tempo, no templo do deus deles, Dagom, os Filisteus fizeram uma festa. Eles estavam comemorando a captura de Sansão Durante a comemoração Sansão foi tirado de sua cela na prisão Lá, no templo, os homens caçoavam de Sansão e o humilhavam.

Finalmente, Sansão pediu para descanar. Um menino o guiava às colunas no meio do templo. Lá Sansão orou: “Ó Deus, por favor, me dê forças mais uma vez”.
Sansão empurrou as duas colunas principais no centro do templo. Deus deu-lhe força de novo. As colunas desabaram, e o templo caiu. Sansão foi morto junto com milhares de Filisteus.
Deus deus a Sansão uma força física enorme, mas Sansão desobedeceu a Deus. Era forte, mas por dentro Sansão era fraco. Vamos pedir a Deus para nos fortalecer por dentro e por fora, para que possamos resistir à tentação e sempre fazer o que é certo.





Verso Bíblico


"Cria em mim, ó Deus, um coração puro" Salmo 51:10.







Nenhum comentário: