segunda-feira, 22 de setembro de 2008

AMOR FRATERNAL?

Gênesis 4

Ricardo estava com raiva! Roberto, seu irmão, tinha uma nova bicicleta e Ricardo tinha sua velha. Ricardo estava com inveja. Ele queria uma bicicleta nova também. Então um dia Ricardo simplesmente pegou a bicicleta de Roberto e foi passear.
A Bíblia nos conta sobre dois irmãos. Um estava com inveja do outro. E uma coisa terrível aconteceu.

Depois que deixaram o Jardim do Éden, Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim se tornou fazendeiro. Abel se tornou pastor de ovelhas. Todos os dias Caim trabalhava em seus campos enquanto Abel levava suas ovelhas para pastar.

Abel amava a Deus. Ele queria fazer as coisas que Deus pedia. Ele gostava de trazer presentes para Deus, e amava adorá-lO.

Caim era diferente de seu irmão. Ele resmungava e reclamava. Queria fazer as coisas do seu jeito. Ele não gostava de adorar a Deus. Caim não queria pensar sobre o que tinha acontecido com seus pais.
Você se lembra do que aconteceu. Deus disse a Adão e Eva que eles poderiam comer de qualquer árvore no Jardim exceto uma. Se eles comessem daquela árvore, morreriam. Mas Adão e Eva deram ouvidos à Satanás e comeram fruta da árvore.

Eles não morreram na hora, mas tiveram que deixar seu lindo lar. Deus disse a eles sobre Seu plano em enviar Seu Filho para morrer por eles. Mas levaria algum tempo antes que Jesus viesse à terra. Então Deus achou uma maneira de mostrar a Adão e Eva o que significava morrer.

Depois que Adão e Eva pecaram, flores morriam e folhas caíam das árvores. E Deus matou um animal para fazer roupas para Adão e Eva. Eles começaram a entender um pouco sobre a morte.

Então Deus mostrou à Adão como fazer um altar de pedras. Ele mostrou à Adão como pegar um cordeiro perfeito do rebanho e colocar no altar. Adão tinha que matar o cordeiro e oferecê-lo como sacrifício Sacrificar um animal foi a maneira de Adão e Eva dizerem que sentiam muito por seu pecado. Era também uma maneira de agradecer a Deus pela promessa de que Jesus morreria por seus pecados. Adão e Eva se sentiram terríveis quando entenderam isso.

Quando tinham idade o bastante, Caim e Abel aprenderam a sacrificar animais para sua adoração também. Abel aceitou a promessa de Deus de que Jesus morreria por ele. Ele queria agradecer a Deus por Sua promessa de um Salvador. Então ele construiu um altar e sacrificou um cordeiro de seu rebanho. Deus aceitou sua oferta e mandou fogo do céu para queimá-la.

Caim sabia porque deveriam oferecer sacrifícios a Deus. Mas quando foi a hora dele fazer um sacrifício, ele não queria fazer como Deus tinha dito. Mas ele colocou fruta no altar ao invés do cordeiro que Deus tinha pedido a ele para usar. Deus não aceitou a oferta de Caim. Ele não mandou fogo do céu para queimá-la.


Abel tentou dizer a Caim para fazer o que Deus disse. Mas Caim era teimoso. Estava com raiva porque Deus não aceitou sua oferta. Estava com raiva de Abel também! Estava com tanta raiva que matou seu irmão! Deus mandou Caim para longe de sua família depois disso. Se tão somente Caim tivesse feito o que Deus pediu! Se tão somente ele não tivesse se tornado invejoso e com raiva. Se tão somente ele tivesse sido um pacificador.

Você não está contente que Jesus veio e morreu para lhe salvar? Então ore a Deus e diga: “Desculpa meus pecados. Eu aceito o sacrifício de Jesus. Obrigado pelo dom (presente) de Jesus, Aquele que morreu por meus pecados”. Ele lhe ouvirá. Ele aceitará você em Sua família. Ele ajudará você a ser amoroso e bondoso sempre.

Verso para Memorizar

"Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos". Mateus 5:9

Nenhum comentário: