quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Jesus Faz Novos Amigos

Mateus 9:9-13

Você já se sentiu muito solitário? Como se ninguém se importasse com você? E que você não tem nenhum amigo? Era assim que Mateus se sentia até encontrar Jesus. Então tudo mudou. E provavelmente deve ter acontecido assim...

Quando os romanos conquistaram a Judéia, demandaram que todos os judeus pagassem impostos. Ninguém gosta de dar dinheiro – especialmente para um exército ocupante. A maioria das pessoas estava furiosa com isso. Muitos tentaram pensam em maneiras de evitar o pagamento de impostos. Os romanos empregaram judeus para ajudar a coletar os impostos. E foi assim que Mateus conseguiu um emprego como cobrador de impostos. Seu trabalho era assegurar que as pessoas pagariam.

Logo todos os seus amigos pararam de falar com ele. Sua família não queria ter nada a ver com ele. Os romanos na verdade não gostavam dele também. Eles o tratavam como um servo e geralmente o ignoravam. Tudo que queriam era o dinheiro deles. As únicas pessoas que falavam com ele era os outros cobradores de impostos.

As pessoas costumavam a dizer que todos os cobradores de impostos eram mentirosos, trapaceiros e ladrões. Mas havia bons e maus cobradores de impostos. Os romanos não lhes pagavam para cobrar impostos. Eles simplesmente davam por certo de que os cobradores cobrariam as pessoas um pouco mais. O dinheiro extra que eles coletavam seria deles. Assim a maioria dos cobradores cobravam as pessoas mais do que deveriam.

Por algum tempo, Mateus tinha ouvido sobre um homem chamado Jesus. Mesmo que as pessoas não falassem com ele, conversavam uns com os outros. E enquanto esperavam para pagar, Mateus os ouvia conversar. Foi assim que ele soube o que estava acontecendo na cidade.

Jesus parecia impressionante. Ele curava pessoas que nunca tinham podido andar ou ver.

Às vezes Mateus os via correndo e saltando só por diversão. As pessoas viam que Jesus perdoava pecados. Mateus se perguntava sobre isso. Ele sabia que fazia coisas erradas. Poderia Jesus perdoar seus pecados? Será que Jesus ia pelo menos falar com ele?

Então um dia algo maravilhoso aconteceu. No início Mateus se perguntava se havia um tumulto na rua. Ele se sentiu inquieto. Certamente as pessoas não estavam se rebelando contra os romanos! Isso só iria causar mais problemas. E haveria mais soldados patrulhando as ruas. O que estaria acontecendo?
De repente Jesus parou em frente de Mateus – falou com ele. Jesus disse: “Mateus! Venha! Siga-me!”
mateus não hesitou. Levantou, deixou tudo para os outros cobradores de impostos e seguiu Jesus.
Mateus decidiu seguir Jesus, para ser um de Seus ajudantes. Ele queria que outros soubessem, então deu uma grande festa para todos os seus amigos. Queria que eles encontrassem Jesus também.

Os Escribas e Fariseus vieram para ver o que estava acontecendo. Eles viram que Jesus era convidado de Mateus. Eles O viram comendo com cobradores de impostos. E ficaram chocados!

“Jesus!”, eles disseram. “Por que Você está comendo com cobradores de impostos e pecadores?”

Jesus olhou para cima e sorriu. “As pessoas que estão saudáveis não precisam de médico”, Ele disse. “Só os doentes precisam de médico. Eu não vim para dizer aos justos para se arrependerem. Eu vim para ajudar os pecadores a se arrependerem”.

A resposta de Jesus deu esperança a todos. Ninguém é deixado de fora da família de Deus. Todos são convidados juntar-se.

E você? Já se juntou à família de Deus?

Nenhum comentário: